>

Gatinho gordo em missão dieta — parte 1

Um gatinho gordo descobre que foi atraiçoado pelo mito da fofura após uma visita de rotina ao veterinário. Com a ajuda da mãe, terá de enfrentar inúmeros desafios, como mudar hábitos alimentares e adotar um estilo de vida saudável, numa missão em que cada grama perdida pode significar uma vida mais longa. — Já viram este filme? Eu estou a vivê-lo agora.

O gatinho gordo e a ilusão de fofura

Há aqui alguém que não se derreta com a foto de um gatinho gordo? (Quem disse que sim, faça o favor de sair. Está no sítio errado.)
Como os seguidores do instagram da Cat Monitor já sabem, eu sou uma cat mom ferrenha, daquelas que tratam os gatos por “filhos” e gastam rios de dinheiro com eles. A galeria do meu telemóvel já foi dominada por infindáveis fotografias deles, que eu exibo ao mínimo pretexto. Foi, aliás, este vício de fotografar os meus filhos que me permitiu dar conta de que a saúde deles poderia estar em risco.

Durante a pandemia, ao passar mais tempo em casa, estimo ter duplicado o número de fotografias no álbum dos meus filhos. Contudo, houve uma foto que me fez parar: deitadinha a dormir no sofá, com um ar tranquilo e fofo, estava a minha gata Boomi, na maior serenidade. A posição em que estava, no entanto, realçava a imensa gordura que ela tinha vindo a acumular ao longo dos anos. Confrontada com esta realidade, senti a urgência de lhes dar mais atenção e brincar regularmente com eles, como merecem.

Comprei uns quantos brinquedos e tentei a minha sorte. Esperava o desinteresse deles, mas a verdade é que adoraram as novidades: em especial o laser, que perseguiam loucamente pela casa. Fiquei felicíssima: o meu gatinho gordo ia deixar de o ser num instante. Estava prestes a lançar foguetes, quando dou conta da Boomi abrandar a corrida e a deitar os bofes pela boca. Percebi que a velocidade a que se cansava não poderia ser um bom augúrio.

gato gordinho cor de tartaruga deitado a dormir

Ainda me lembro do ar sério da veterinária e do tom grave em que me disse: “Eles com 7 anos já estão na meia-idade. É a partir daqui que começam a aparecer problemas de saúde.” Ouvi-a explicar que em todos os problemas de saúde característicos da fase sénior, o gato obeso sofre mais que um gato com peso saudável. Avisou-me então que os ataques de asma da Boomi seriam mais frequentes e severos, disse-me que os problemas no trato urinário do meu gato Bob poderiam agravar-se. Terminou com uma lista de doenças associadas aos gatos obesos e a máxima “Eu ganho mais dinheiro se eles continuarem como estão, mas acho que ambas preferimos que eles tenham saúde.”

À saída do veterinário, o peso dos meus gatos nas transportadoras não era o que mais me custava carregar. Na minha cabeça atropelavam-se vários cenários onde o sofrimento dos meus gatos, potenciado pela minha negligência, se intensificava cada vez mais. “É agora ou nunca”, pensei. “É a última oportunidade de salvar os meus filhos.”

Missão Emagrecível: Gatinho gordo em missão dieta

Emergi da sétima página da minha pesquisa no Google com um plano traçado. “Como fazer o meu gato perder peso” era uma missão cujos contornos se tornavam cada vez mais nítidos. Esta era a lista de etapas a seguir durante os próximos meses:

A ração tem as gramas contadas

Os meus gatos cresceram com livre acesso à ração, podendo comer a qualquer altura do dia sem nenhum tipo de controlo. Isto facilitou tanto excessos como furtos alimentares que chegava agora a hora de cortar.

Peguei no saco da ração e ouvi os meus filhos a correr até mim. “Ao menos estão a mexer-se”, pensei eu, enquanto procurava a dose diária recomendada na embalagem. Os 60g a que tinham direito seriam agora estrategicamente divididos em várias refeições. O objetivo era claro: evitar ataques de fome descontrolada e garantir que o metabolismo se mantenha em ação.

Corrida contra o peso

O gatinho gordo vai deixar de o ser, mas convencê-lo a sair do sofá é a verdadeira missão impossível. Todavia, sessões diárias de exercício contribuem para queimar calorias e manter o metabolismo ativo. Combater o sedentarismo dos meus filhos requeria o uso de armas secretas:

  • Um laser: já tinha testemunhado a facilidade deste brinquedo incitar sprints dignos de um treino de elite, por isso pareceu-me lógico recrutá-lo para o meu arsenal.
  • Uma cana para gatos: decidi ir à pesca dos saltos mais ágeis dos meus filhos, com a vantagem (para eles) de terem um objeto palpável para apanhar. Esta seria a arma perfeita para erguer até o caçador mais preguiçoso.
  • Talões de compras: os meus gatos já tinham demonstrado interesse nestes pedaços de papel que os humanos têm tendência a ignorar. Facilitei aos meus filhos o acesso a alguns destes alvos para incitar perseguições dignas de filmes policiais.

Estavam reunidas as armas do meu arsenal, e a missão corrida contra o peso arrancava a grande velocidade.

Acabaram-se os petiscos!

Também os meus filhos desenvolveram técnicas para dar a volta à mãe: desde a clássica vigília silenciosa e acusatória junto às tigelas da ração, aos olhares esbugalhados, miados sentidos e o excepcional desempenho do papel de coitadinho. Eles sabiam que, ainda que não fossem alimentados, toda a performance seria capaz de lhes angariar pelo menos um petisco.

Mas a dura realidade é que os petiscos tinham o potencial de sabotar toda a missão: carregados de calorias escondidas, estes snacks transformavam qualquer esforço em vão e tinham de ser reduzidos.

A despedida dos snacks não foi fácil, mas manter a disciplina era essencial. Oferecer mimos e brincadeiras como alternativa a pedidos de comida seria a chave para uma melhor adaptação a esta nova realidade.

Operação Peso Certo: a balança não mente

A par de todo o esforço na mudança de hábitos dos meus filhos, a medição dos resultados era essencial: não só para manter a motivação como para avaliar o desempenho da missão. O progresso tem de ser medido com rigor, sem acrobacias nem suposições.

Com a ajuda da CatMonitor, defini datas para pesagens mensais e registei cuidadosamente as oscilações de peso dos meus filhos. A app apresentava-me insights personalizados com base nos meus registos para garantir o sucesso da missão.

Assim começava uma nova etapa na vida dos meus filhos, que exigiria de mim paciência, disciplina e uma sólida estratégia de ação. Em breve, os primeiros resultados começaram a aparecer — mas a jornada esteve longe de ser tranquila. Entre fugas estratégicas, miados dramáticos e tentativas de sabotagem, esta operação teve de tudo!

Querem saber o desfecho de todas estas peripécias e que material ajudou na missão? Fiquem atentos à segunda parte!

CatMonitor é uma app desenhada para manter o seu gato saudável. Acompanhe oscilações de peso, variações de temperatura corporal e receba lembretes veterinários essenciais. Receba informação personalizada, conforme a idade, estilo de vida e condições de saúde do seu amigo, para garantir que ele recebe os cuidados certos em cada fase da vida.
Fortaleça a vossa ligação hoje mesmo!

Faça Download Já!

get it on google play button
download on app store button
cat monitor app in smartphone

Scroll to Top