>

Como emagrecer um gato? 5 dicas essenciais

A obesidade não é apenas uma questão estética: é uma ameaça à saúde. Gatos com excesso de peso correm maior risco de desenvolver doenças graves como a diabetes ou dificuldades respiratórias. Se está a perguntar-se como emagrecer um gato, tome nota das 5 estratégias essenciais que indicamos para ajudar o seu amigo a perder peso de forma saudável e consistente.

como-emagrecer-um-gato

Leve o seu gato ao veterinário

Como emagrecer um gato é uma missão séria, o primeiro passo é sempre uma visita ao veterinário. Neste caso, é importante perceber se o seu gato tem algum problema de saúde ou distúrbio hormonal que possa ter contribuído ou causado o excesso de peso. Em seguida, o profissional irá dizer-lhe como emagrecer o seu gato de forma segura, atendendo às suas condições específicas: a idade, nível de atividade e possíveis condições de saúde.

Adapte a alimentação do seu gato

Quando vive na natureza, a alimentação de um gato saudável é feita à base de pequenos roedores e pássaros. São, portanto, animais carnívoros. A sua alimentação natural é rica em proteína, com uma quantidade moderada de gordura e baixo teor de hidratos de carbono. Numa ração adequada, os cereais não são o ingrediente principal.

Alterne entre alimentar os gatos com ração e saquetas húmidas: uma dieta composta maioritariamente por alimentos secos tende a promover o aumento de peso, mais do que uma dieta composta apenas ou principalmente por alimentos enlatados. Garanta que o seu gato bebe muita água: para isso, pode ajudar distribuir várias taças de água pela casa.

Divida a ração em mais refeições

Gatos que comem várias vezes ao dia têm menos tendência para chorar ou pedir comida. Além disso, ter acesso uma pequena porção de ração de forma regular faz com que o seu gato coma mais devagar e necessite de menos ração para se sentir saciado. Para um controlo preciso das dosagens, utilize uma balança e uma colher de medição, de forma a oferecer apenas a quantidade recomendada da sua ração de eleição. Caso tenha essa possibilidade, um dispensador automático pode ser um ótimo aliado.

como-emagrecer-um-gato

Reduza os petiscos

Os petiscos para gatos são ricos em gordura e calorias e podem facilmente comprometer a dieta. Se quer saber como emagrecer um gato sem sacrificar guloseimas, pode substituir os snacks convencionais por opções naturais e saudáveis, como pedacinhos de frango cozido sem tempero.

Monitorize regularmente o peso

É importante estar atento às variações de peso do seu gato, de forma a perceber se a dieta está realmente a fazer efeito ou se é necessário reavaliar. Para isso, é imprescindível que faça pesagens regularmente, com intervalos iguais entre elas. A app CatMonitor é uma preciosa aliada nesta etapa, uma vez que lhe permite registar o peso do seu gato de forma fácil e conveniente, facilitando o acompanhamento das variações de peso em tempo real. Além disso, pode obter dicas personalizadas de acordo com o percurso específico do seu companheiro, para uma gestão mais eficiente e eficaz.

Conclusão

O excesso de peso é cada vez mais comum em gatos domésticos, colocando-os em risco de desenvolver um quadro de obesidade felina. A partir do momento em que o seu gato é diagnosticado com essa doença, o controlo de peso torna-se um objetivo para toda a vida. Saber como emagrecer um gato exige paciência e disciplina, mas os benefícios para a saúde compensam o esforço. Ao adotar estas 5 estratégias, o seu gato estará no bom caminho para atingir um peso saudável e ter mais qualidade de vida.

Carolina Freitas
escreveu este artigo

CatMonitor é uma app desenhada para monitorizar a saúde dos seus gatos. Disponibilizamos acesso imediato a informação vital, permitindo-lhe fortalecer a ligação ao seu companheiro e ganhar maior controlo sobre as suas necessidades específicas. Trabalhamos para que o seu gato tenha uma vida mais saudável e feliz.
Criado e desenvolvido em Portugal.

Faça Download Já!

Scroll to Top